Início > Sistemas de Informação > Cloud Computing – serviços de TI na Nuvem

Cloud Computing – serviços de TI na Nuvem

Outubro 15, 2012

Com a propagação e a massificação da utilização da internet como meio de disponibilização de serviços em tecnologias de informação, com índices de qualidade de serviço tanto ao nível da velocidade bem como de disponibilidade cada vez maiores, foi-se abrindo uma janela de oportunidade para a disponibilização de novos serviços, recorrendo à “rede global”.

Em países como Japão, Alemanha e Estados Unidos, é possível ter acesso rápido à internet a custos reduzidos. Esse cenário cria a situação perfeita para a popularização da Cloud  Computing, embora este conceito já seja conhecido globalmente. Em Portugal, essa realidade está a ganhar força e a ganhar espaço.

Assim, surgiram os fornecedores de serviços que os disponibilizam na “rede”, desde os serviços mais simples, como e-mail, até outros com exigências bem mais complexas tais como toda a infra-estrutura tecnológica de um sistema de informação acessível a partir da rede, com níveis de redundância e de continuidade de, praticamente, 100%.

Num momento em que se fala na gestão eficiente de recursos e na sustentabilidade das organizações, a Cloud Computing surge como um meio para muitas organizações se manterem não só acessíveis para o mundo, bem como aí armazenar o seu sistema de informação com controlo de custos .

As tecnologias de informação são o factor determinante nas organizações empresariais, tanto para as organizações com maturidade no mercado bem como para aquelas que iniciam o seu primeiro passo no mundo empresarial.

Hoje em dia é praticamente impossível uma empresa nascer e não estar equipada com tecnologias de informação, é neste contexto que é essencial a qualquer empreendedor pensar de início no investimento em sistemas de informação para a sua empresa, tanto ao nível de recursos humanos, bem como tecnologias e serviços. É praticamente impossível uma empresa iniciar a sua actividade e não ter um e-mail, ou até mesmo uma página de internet.

Se por um lado esta nova tecnologia/ conceito, trás grandes vantagens, também teremos que pensar nos seus factores críticos, e identifica-se como um dos principais desta abordagem a segurança.

Há que analisar bem como é que esta abordagem poderá ser importante para uma organização e em que condições deve ser adoptada.

Também será importante observar e estudar se esta abordagem poderá ser adoptada em qualquer arquitectura organizacional.

Eu me revejo na afirmação de David Cearley, vice-presidente e analista do Gartner Group “a Cloud Computing será um dos dez factores de sucesso de qualquer processo estratégico ao nível das tecnologias de informação (TI) de uma organização empresarial, nos próximos anos”.

%d bloggers like this: